Avançar para o conteúdo principal

Gestão das Emoções, suas competências e aspectos

Continuemos a nossa jornada pela Gestão dos nosso sentimentos! Hoje vamos conhecer, aprofundadamente, o modo de gerirmos as nossas emoções, tendo em conta os seus aspectos pessoais e sociais! Mas atenção: Ler é fácil... Difícil é por em prática o que descobrimos. Mas se pensarmos bem, o mero conhecimento da vida não nos permite vive-la, portanto sugiro: porque não experimentar o que vos parecer agradável?
Coragem! Vão ver que depois de saberem gerir emoções, a vida será um parque de diversões bem mais simples e feliz! Boa leitura:

Gestão Emocional

• A Inteligência Emocional consiste na habilidade de enfrentar e resolver uma situação emocionalmente instável com sucesso. É aprender a controlar as emoções, a saber gerir as emoções, para que elas trabalhem a nosso favor e não deixar que estas dominem os nossos actos e pensamentos, fazendo com que tomemos decisões inadequadas ou irracionais.
• A nossa inteligência funciona de uma forma integrada, o nosso cérebro é composto por duas partes: o lado esquerdo, que trata da capacidade de raciocínio lógico, conhecido também como Q.I. (quociente intelectual), e o lado direito é responsável pelas emoções e que conhecemos como Q.E. (quociente emocional).
• Acontece que somente um elevado nível de Q.I. não garante o nosso sucesso profissional, nem tão pouco pessoal. Além do conhecimento técnico, idiomas, formação académica, o profissional de sucesso terá que saber lidar com o ser humano e respeitá-lo.
• Todas as pessoas podem desenvolver a sua própria Inteligência Emocional tendo para isso de aprender e treinar as aptidões que a compõe, nomeadamente:
• Competências pessoais (determinam a forma como nos gerimos a nós próprios).
• Competências sociais (determinam a forma como nos relacionamos com os outros).


Gestão Emocional: Competências pessoais

Autoconsciência

É o grande alicerce da Inteligência Emocional. Um profissional com um elevado nível de autoconsciência tem condições de se monitorizar em acção, saber tudo o que está a acontecer com as pessoas e ao seu redor. A Inteligência Emocional só passa a existir quando as nossas informações e atitudes estiverem no sistema perceptivo. Cada um deve conhecer e confiar nos seus defeitos e qualidades.

Auto Controlo

Controlo do nosso estado, impulsos e recursos internos. Uma vez tendo consciência sobre o que está a acontecer ao nosso redor, teremos condições de perceber se alguma situação está a desencadear irritação ou aborrecimento podendo, assim controlar e dominar as atitudes, agindo de forma inteligente. Saber gerir os estados interiores, impulsos e recursos (auto-controlo, capacidade de transmitir confiança, ser fiel a princípios, adaptabilidade e inovação).

Motivação

Tendências emocionais que guiam ou facilitam o atingir dos objectivos. É fácil entender porque é que a motivação é um atributo tão desejável no trabalho. Um profissional motivado requer menos controlo, tem menos períodos de baixa produtividade e maiores probabilidades de ser criativo. Tendências emocionais que facilitam o alcance de objectivos (empenho, iniciativa e optimismo).

Gestão Emocional: Competências sociais

Empatia

Consciência dos sentimentos, necessidades e preocupações alheias

• Compreensão dos demais: Ter a capacidade de captar os sentimentos e pontos de vista de outras pessoas e interessarmo-nos activamente pelas coisas que os preocupam.

• Orientação para o serviço: Antecipar-se. Reconhecer e satisfazer as necessidades dos outros.

• Aproveitamento da diversidade: Aproveitar as oportunidades com que nos brindam diferentes tipos de pessoas.

• Consciência política: capacidade de se aperceber das correntes emocionais e das relações de poder subjacentes de um grupo.

Habilidades sociais

Capacidade para induzir respostas desejáveis na equipa.
Influência: Utilizar tácticas de persuasão eficazes.
Comunicação: Emitir mensagens claras e convincentes.
Liderança: Inspirar e dirigir a grupos e pessoas.

Catalisação da Mudança: Iniciar ou direccionar as mudanças.
Resolução de conflitos: Capacidade de negociar e resolver conflitos.
Colaboração e cooperação: Ser capaz de trabalhar com os demais no êxito de um objectivo em comum.
Habilidades de equipa: Ser capaz de criar a sinergia grupal na consecução de objectivos colectivos.

Aptidão

Capacidade para incutir respostas desejáveis nos outros (influência, comunicação, gestão de conflitos, liderança, cooperação e capacidade de trabalho em equipa).

Como fazer e receber uma crítica

A crítica construtiva é algo que só tem a agregar as nossas vidas. É através dela que podemos identificar oportunidades de melhorias e de nos tornar cada vez melhores. As empresas que souberem lidar com críticas de forma construtiva, terão uma poderosa arma para garantir a evolução constante e com isso, potenciar o sucesso.

Saber lidar com mudanças

Hoje em dia, saber lidar com mudanças não é só uma questão de sucesso, mas sim de sobrevivência. Deve sempre ter-se uma visão sobre a empresa e sobre o mercado, para que se possa estar preparado para eventuais mudanças que possam ocorrer.

Ser um Mentor Emocional

Significa ser um exemplo de comportamentos e atitudes, pressupõe que essa pessoa é procurada pelos colegas de trabalho sempre que há um problema para ser resolvido. Seja um Mentor, faça a diferença na vida das pessoas, saiba lidar com os a sua equipa!

Para se sentir suficientemente inspirado a encorajar o desenvolvimento da Inteligência Emocional entre todos os funcionários da empresa, basta imaginar como seria, por exemplo, numa empresa onde todos se comunicam com compreensão e respeito, onde as pessoas planeiam metas de grupo e cooperam com as outras para as alcançar e onde exista um ambiente de entusiasmo e confiança.

Nos dias de hoje, a Economia não pára de crescer, o volume de negócios a aumentar. Vivemos num mundo onde a competitividade está sempre presente e os confrontos e as batalhas ao nível dos negócios estão por todo lado.
Por isso, os teóricos da gestão começam a construir modelos sobre "a competitividade da empresa baseada nos seus recursos humanos", argumentando que uma empresa alcança vantagens competitivas através da criação e protecção dos recursos humanos que acrescentem valor distintivo. Neste ambiente, os gestores começam a concluir que o lema é "não interessa saber fazer, mas sim acrescentar valor".
Daniel Goleman afirma que "Mais do que nunca, a iniciativa e empatia, capacidade de trabalho em equipa, flexibilidade e liderança são qualidades fundamentais no currículo de qualquer profissional.“

A ideia subjacente é a de que a inteligência emocional ao contrário do QI, que se mantém estável ao longo da vida, é algo que se pode aprender e desenvolver, sendo possível realizar uma aprendizagem que compense as deficiências da nossa formação emocional básica.
Diante da nova realidade competitiva dentro das empresas e do crescente nível de exigência dos clientes, torna-se inevitável a aplicação da inteligência emocional no local de trabalho, sendo uma condição indispensável ao planeamento das habilidades empresariais no que se refere à liderança, gestão e organização.
Pelo contrário, o destino das empresas no actual momento de mudanças estruturais estará irremediavelmente comprometido. António Damásio, refere que a inteligência sem emoção pode tornar-se numa inteligência orientada para acções que não satisfaçam os mais elementares interesses da auto-preservação.
O conceito de Inteligência emocional veio de uma forma dinâmica, alterar os propósitos da organização e fundamentalmente alertar os gestores de topo, para os perigos de se negligenciar os aspectos humanos no trabalho.

Gestão Emocional e os seus aspectos

Assim, alguns aspectos da Gestão Emocional são fundamentais ter em conta, para evitar a estagnação de muitas organizações:

Empatia
É fundamental ao líder colocar-se no lugar do outro, sentindo inteiramente os desejos, as preocupações, a alegria, a raiva e o medo, para se ter noção das necessidades alheias e dessa forma contribuir para a sua motivação.

Liderança
A qualidade do sucesso na liderança depende da qualidade das habilidades pessoais de se comunicar e da qualidade da relação durante o processo comunicativo. É pois necessário a este nível, expressar os nossos objectivos com clareza, gerando dessa forma um clima de confiança, com habilidade para influenciar a pessoa em causa.

Criatividade
Trata-se de uma questão crucial e premente , o de assegurar que os trabalhadores tenham autonomia suficiente para manifestarem os seus conhecimentos, pelo que deverá existir uma atitude sinérgica e cooperante entre superior hierárquico e subordinado.

Decisão
Atendendo à noção de que uma boa decisão para o ser, tem que ter em conta não só o aspecto racional mas também o emocional, é necessário da parte dos lideres, uma cuidada reflexão interna e externa e auscultar todas as partes envolventes, de forma a garantir a maior eficácia da decisão.

Mudança
No que concerne a este aspecto é preciso lembrar o aspecto racional e o emocional, ou seja, o racional é todo o conhecimento que precisa ser transmitido e os argumentos da mudança, por outro lado, o emocional é aquele que faz com que as pessoas efectivamente fiquem sensibilizadas e partam para a acção, e dessa forma entendam a mudança como necessária às suas vidas.

Carreiras
A importância dos relacionamentos para tornar as carreiras mais dinâmicas é indiscutível. As informações precisam de ser partilhadas por todos os que desejam "sentir o que a empresa sente", e para que isso ocorra é necessário que a comunicação seja perfeita.

A conclusão a que se chega nos dias de hoje, é que os líderes mais eficazes possuem uma característica comum: possuem um alto nível de quociente emocional (QE). Isto não quer dizer que o quociente intelectual (QI) e as competências técnicas ou analíticas sejam irrelevantes. Estes são um requisito de entrada para quem ambiciona ser um bom líder, mas a inteligência emocional é a condição sine qua non da liderança.
Um profissional com um alto QE é alguém que lida eficaz e rapidamente com a resolução de conflitos, com as vulnerabilidades organizacionais e que perante algumas situações, possui soluções imediatas que se podem revelar extremamente lucrativas.

Concluindo, seria incorrecto afirmar que as velhas noções de quociente intelectual e capacidade analítica, não seriam ingredientes essenciais para uma liderança forte, mas a receita não estaria completa sem a inteligência emocional e sua gestão.

Para o próximo capítulo, a não perder:
Traços dos lideres: os que fracassam... Os que são bem sucedidos!

Ajamos sobre o que sentimos, antes que o que sentimos aja sobre nós!

Isabel Filipe

Comentários

  1. Boa noite!
    Gostei muito do texto sobre gestão das emoções.
    Você me indicaria uma referência bibliografia sobre o assunto? Algo sério e de preferencia que trate o tema com profundidade.
    Obrigada
    Betânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Betânia!
      Fico grata pela sua leitura e partilha. Lamento o atraso (imenso) na resposta, estes comentários andaram por aqui perdidos! Espero que tenha conseguido encontrar o que procurava, mas estou disponível para alguma informação que possa ser útil.
      Até breve!

      Eliminar
  2. Parabéns pela forma sintética como abordou o tema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Zita! Agradeço a sua visita e convido a mais partilhas!

      Eliminar
  3. Parabéns pela forma sintética como abordou o tema!

    ResponderEliminar
  4. Agradeso pelo texto maravilhoso ,coisa que não sabia sobre a gestão emocional dentro de uma sociedade ,obrigado pelo estudo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Confiança em si próprio

Auto-confiança! Esta palavrinha pequena, com consequências tão grandes! Com toda a certeza, há dias em que se sentem mais seguros de vocês próprios e outros que parece que não vale a pena afirmarem-se nadinha, pois estão muito incertos que valha a pena partilharem o que quer que seja... Ainda podem conhecer aquelas pessoas, que "muito cheias delas mesmas", consideram que, independentemente de com quem estão, eles sabem mais, conhecem melhor, praticam com mais mestria! Daí que seja tão útil (e mais agradável para a sociedade!!!) termos um nível óptimo de auto-confiança! Para cuidarmos bem de nós e para respeitarmos o outro! Mais à frente iremos aprofundar a

Todo o tempo do mundo, para ti

Olá a todos! Leio, frequentemente, o mesmo através de livros, artigos e qualquer linha que caia sobre o tema de ser feliz em casal: importa passar tempo de qualidade juntos . Contudo, andamos perdidos num quotidiano que mal nos deixa tempo para inspirar fundo e cheirar as flores, relaxar em frente a um filme interessante, fazer exercício físico, convidar amigos para jantar, levar os miúdos aquela actividade tão interessante, ufa... Na realidade, como é que vamos conseguir encaixar tempo para investir um no outro, conseguir o tal "tempo de qualidade"? Mesmo que se consiga, o que é que fazemos ao certo com ele? Tem de ser um super encontro semanal? Uma escapadinha romântica mensal? Ou um gesto arrebatador a cada trimestre? E a energia... o dinheiro... a motivação para embustes amorosos que, a sermos honestos, pouco acrescentam à relação, a longo prazo... Na realidade, pode parecer que advogo contra esse mesmo tempo de qualidade contudo garanto que isso não é verdade.

Posso melhorar a opinião que tenho de mim próprio?

Ora vamos finalmente inserir informações neste espaço criado para que possamos partilhar acções e sentimentos! Começamos com autoestima, conhecermos e estimularmos a nossa só depende d e nós mas afecta a todos! Leiam, ajam, s intam e comentem! Este tema ins ere-se no Desenvolvimento Pessoal, da sondagem sobre os temas que preferem, o qual mereceu o seu primeiro voto antes de todas as outras áreas, pelo que vai estrear o nosso blog! Falemos então sobre a autoestima! A autoestima é dos melhores amigos que podemos ter quer para sermos mais felizes, quer para tratarmos os outros com mais respeito! Se juntarmos o nosso auto-conhecimento e o nosso auto-respeito, deparamo-nos com a nossa autoconfiança! E se juntarmos a nossa autoconfiança à nossa autoestima, resulta no